Saúde Mental x Home Office x Pandemia

Um assunto falado com tanta recorrência, que resolvi escrever sobre.

A pergunta que sempre fazemos é: como está a nossa saúde mental em tempos de home office e pandemia? Qual a relação destes 03 (três) pilares no mundo atual?

Falando um pouco sobre a saúde mental, ela está relacionada com o raciocínio, emoções e comportamento em diferentes situações da nossa vida. Ela nos ajuda inclusive a determinar, como gerir o nosso estresse de viver com outras pessoas e a tomarmos decisões importantes.

Uma boa saúde mental, gera sensação de bem estar, confiança e auto estima, que nos permite desfrutar e apreciar outras pessoas, a vida do dia a dia e nosso ambiente.

Baseado nessas informações acima, começo a ver algumas relações que podem causar divergências.

Será que foi o home office que trouxe esses problemas? Ou será a pandemia? Ou o home office na pandemia?

Só para refletir, será que podemos chamar de home office o que estamos vivenciando hoje? Nesse cenário pandêmico.

O home office já existe e nos oferece uma qualidade de vida com menos trânsito, com mais cuidados com a saúde (academia, alimentação mais saudável, etc), mais tempo com a família, entre outras que só fomentam a melhoria da saúde mental.

Mas por outro lado, temos uma pandemia, que nos confina dentro de casa, e assim estamos desde Março/2020, e sem uma previsão de liberação.

Essa situação, nos deixa sem desfrutar e apreciar a presença de pessoas, o nosso dia a dia está limitado apenas ao lar, e com isso gerando uma série de conflitos pela falta da nossa individualidade.

Precisamos de momentos únicos, encontros, amigos, entre outras socializações tão pertinentes.

Pesquisas mostram o aumento de conflitos em nossos ambientes, pela perda da nossa individualidade.

Por mais adaptados, nossas interações ainda são online e o nosso ambiente continua sendo o confinamento.

Acredito que se estivéssemos apenas em home office, sem a pandemia, a nossa socialização seria maior, e sem riscos de ficarmos doentes ou contaminar nossos amigos e familiares.

Trazendo a minha vida pessoal, vivo em uma situação de picos e vales, dias maravilhosos, e outros nem tanto. Dias difíceis, dias mais amenos, mente mais positiva e outros nem tanto.

Por muitas vezes, a nossa saúde mental se fragiliza, devido às nossas cobranças individuais, pois perdemos a nossa ‘válvula de escape’.

Quando estamos mentalmente saudáveis podemos: formar relações positivas, usar nossas habilidades para alcançar o nosso potencial, lidar com os desafios da vida, e quando começamos a nos perder, ficamos o oposto disso.

Quantas vezes nesses momentos, nos questionamos sobre os nossos próximos desafios? Quando nesse momento, começamos a estragar algumas relações que antes eram positivas? E quando entramos na síndrome do impostor, achando que não somos capazes e duvidamos do nosso potencial?

E como podemos melhorar a nossa saúde mental?

Falar ou expressar os nossos sentimentos, se exercitar regularmente (minha válvula de escape), comer refeições mais saudáveis, dormir o suficiente, passar um tempo com amigos, desenvolver novas habilidades, relaxar, desfrutar de seus hobbies, definir metas realistas.

Essa melhoria é um grande desafio, quando estamos em uma situação de medo, onde estamos aprisionados, devido a uma pandemia.

O nosso cognitivo também está sendo afetado.

Mesmo fazendo e praticando as dicas citadas acima, existem momentos complicados, momentos de pânico, momentos de ansiedade, que por muitas vezes, podem nos levar a um lugar sem volta.

Encerro aqui o meu artigo, sei o quanto é difícil escrever (com algumas lágrimas), sabendo que não estamos bem e que precisamos de muito acolhimento e empatia para com o próximo.

Por: Rudney Azevedo — Especialistas wBrain

--

--

--

Impulsionando trabalhadores do conhecimento.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
wThinkers | by wBrain

wThinkers | by wBrain

Impulsionando trabalhadores do conhecimento.

More from Medium

An Afternoon in Amsterdam

CS 371P Spring 2022 #5: Anya Uwakwe

Ultimate Potential